Julho 2023
Calle del Toro

Três meses em Madrid

Sempre que chego a Madrid tenho a mesma sensação: "Estou em casa." Não é uma cidade perfeita (não acho que isso exista), mas me sinto conectado à cultura, à arquitetura, ao idioma, à comida e ao vinho, à vibração.

Desta vez aluguei um apartamento muito confortável no Barrio de las Letras, vizinhança de Cervantes, Lope de Vega, Quevedo, Tirso de Molina, e Góngora. Rico em história, cheio de bares e restaurantes, a uns poucos passos de museus fantásticos, e perto do Buen Retiro, um parque imenso e muito bonito. Belo lugar para morar.

Visitei muitos museus durante minha passagem por Madrid. Minhas peregrinações me levaram ao Museo Nacional del Prado (um dos melhores museus de arte do mundo), ao Centro de Arte Reina Sofía (arte contemporânea), Museo Nacional Thyssen-Bornemisza (uma coleção impressionante, mais uma grande retrospectiva do Lucian Freud), à Fundación MAPFRE (retrospectiva da Leonora Carrington, mais várias exposições de fotografia), à Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (grande coleção de Goyas, entre outros artistas), ao Museo Palacio de Liria (que era a residência da Duquesa de Alba e ainda exibe os retratos dela pintados pelo Goya), à Ermita de San Antonio de la Florida (uma igreja com afrescos de Goya no teto, e também onde ele está enterrado), ao Museo Lázaro Galdiano (sim, mais Goya, incluindo um dos meus preferidos, El Aquelarre, também conhecido como Sabbath das Bruxas), à Casa Museo Lope de Vega (onde Lope viveu suas últimas décadas), ao Museo Arqueológico Nacional (o melhor museu de arqueologia que já vi), ao Museo Cerralbo, ao Museo del Romanticismo, ao Museo de Historia de Madrid, à Fundación Juan March, ao Museo Sorolla, e vários outros. Mesmo quando você não vai a um museu, acaba em algum lugar que poderia ser um museu. Por exemplo, comi frequentemente na Casa Alberto, um restaurante de tapas (em espanhol, tapas são aperitivos ou pequenos lanches) a poucos passos do meu apartamento. Não só está em funcionamento desde 1827, mas antes disso era um edifício residencial onde Cervantes morou e onde escreveu a segunda parte de Don Quixote.

Só fui ao teatro uma vez, mas foi uma experiência extraordinária: no bonito Teatro Calderón, La Fura dels Baus apresentou uma performance criativa e divertida de Carmina Burana, do Carl Orff. Inesquecível.

Parque del Retiro
Parque del Retiro
Museo Cerralbo
Museo Cerralbo

Certo, chega de coisas artísticas, não vai falar da comida?

Ah, morar num lugar onde se pode comer uma boa paella todos os dias da semana em qualquer canto da cidade. Quase fiz isso, mas outros quitutes também chamavam meu nome: gazpacho (sopa de tomate e pepino, servida fria), tortilla española (omelete de batatas), escalopes de ternera (bifinhos de vaca), cochinillo asado (leitão assado), solomillitos de jabalí (filé de javali), chuletas de cordero (chuleta de ovelha), bocadillos de jamón serrano y queso manchego (sanduíche de presunto serrano e queijo manchego), a lista não termina. Tudo acompanhado de um copo de Rioja ou Ribera del Duero.

gazpacho

E outros passeios?

Há tanto para ver e fazer em Madrid que quase não achei tempo para ir a outros lados. A exceção foi Toledo, porque você sempre tem que ir a Toledo. Visitei a Iglesia de Santo Tomé (para ver mais uma vez El Entierro del Conde de Orgaz, do Greco), subi os 130 degraus da torre da Iglesia de San Ildefonso (para contemplar a vista panorâmica da cidade), comi carcamusas a la toledana ao almoço (porco e legumes cozidos com tomates e folhas de louro), comprei mazapanes (um doce feito de amêndoas e açúcar), e voltei para casa um homem feliz.

Toledo
Toledo

E depois da Espanha?

Já estou em Skopje, capital e maior cidade da Macedônia do Norte, onde fico por algumas semanas. Mas esta história é para outra hora.

Priyaten den! (Isto é "tenha um bom dia" em Macedônio.)

Copyright © 2023 Nemo Nox, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp